Faz 10 anos que não se calcula a tarifa em BH. A última vez foi em 2007, logo antes de o atual contrato entrar em vigor. Isso porque calcular a tarifa não é o mesmo que reajustar a tarifa! Há uma metodologia para calcular a tarifa, e isso é muito diferente de aplicar índices ao valor da tarifa do ano anterior, que é o que temos hoje.
Reajuste tarifário é sempre aumento. Afinal, nesses 10 anos, a tarifa só diminuiu nas manifestações de junho de 2013. Além disso, esse é um sistema que incentiva as empresas a reduzir a qualidade do serviço para cortar custos. Mas é possível fazer diferente! Dá uma olhada aqui!
A fórmula do cálculo tarifário nada mais é do que a divisão dos custos totais de operação do sistema pelo número de passageiros. Como existem descontos ou gratuidades para determinadas categorias de usuários, reduzimos o total de passageiros para o que chamaremos aqui de passageiros equivalentes. Assim, o total de passageiros equivalentes é obtido a partir da soma do total de usuários que pagam a tarifa cheia com o total de usuários que possuem desconto, ponderados por um fator de equivalência.
A maior parte das informações foi obtida dos MCOs (Mapas de Controle Operacional), Relatórios Gerenciais e notas fiscais requisitados via LAI (Lei de Acesso à Informação) e disponibilizados pela BHTrans. Também foram feitas pesquisas de mercado sobre preços de alguns insumos. O relatório completo pode ser baixado aqui.
Representam todos os custos referentes aos ônibus, tais como gastos com combustíveis (óleo diesel), lubrificantes, ARLA 32 (reagente químico, bastante utilizado, que reduz a emissão de poluentes), pneus, recapagens, peças, acessórios e manutenção dos veículos em geral.
Frota | Óleo Diesel | Lubrificante | Rodagem | Peças | Custo/KM | |
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Micro | 0 | R$0,77 | R$0,12 | R$0,10 | - | R$0,99 |
Leve | 27 | R$0,94 | R$0,12 | R$0,15 | R$0,22 | R$1,42 |
Médio | 9 | R$1,05 | R$0,12 | R$0,15 | R$0,41 | R$1,72 |
Convencional | 2165 | R$1,20 | R$0,12 | R$0,16 | R$0,30 | R$1,77 |
Convencional - Novos Modelos | 233 | R$1,26 | R$0,12 | R$0,16 | R$0,29 | R$1,82 |
Padron | 236 | R$1,69 | R$0,12 | R$0,16 | R$0,32 | R$2,28 |
Articulado | 192 | R$2,30 | R$0,12 | R$0,26 | R$0,71 | R$3,39 |
Ponderado | 2862 | R$1,32 | R$0,12 | R$0,16 | R$0,34 | R$1,93 |
Representam todas as despesas com pessoal, tais como salários, diversos encargos sociais e benefícios de motoristas, cobradores, despachantes, pessoal administrativo e diretoria. Incluem também gastos com veículos, depreciação e taxa de remuneração do capital investido na frota, instalações, almoxarifado, máquinas e equipamentos. Neste item também são considerados os gastos com o seguro obrigatório DPVAT, com o IPVA dos veículos e o Seguro de Responsabilidade Civil. Por fim, incluem-se outras despesas diversas, como energia, telefone, administração, contabilidade, tecnologia etc.
Pessoal | R$14.038,79 |
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Benefícios | R$3.142,46 |
Depreciação e remuneração do capital aplicado em veículos Ponderado, 12% a.a. |
R$4.001,20 |
Remuneração de almoxarifado e instalações | R$233,59 |
Depreciação de máquinas, instalações e equipamentos | R$33,37 |
Despesas administrativas diversas | R$834,27 |
Despesas com seguros | R$313,32 |
Frota reserva técnica | R$5.415,76 |
Total Custos Fixos da frota operacional | R$28.012,76 |
Representam as taxas e impostos incidentes sobre a atividade. Conforme informado pela BHTrans, o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) está suspenso, desde junho de 2013, para as empresas de transporte coletivo. Da mesma forma, o PIS e COFINS foram desonerados a partir de julho do mesmo ano. Assim, somente foram consideradas as cobranças do INSS.
Custo Variável
CV (R$/km)
Custo Fixo Operacional
CFO (R$/veic./mês)
Custo Frota Reserva
CFR (R$/veic./mês)
CV/Km
CFO
CFR
Km rodados em 2017
Frota 2017
Frota 2017
Impostos
Publicidade
Custo Total
Nº Passageiros
R$86.589.155,44
25.068.520
tarifa final
R$3,45